Vestimentas para pilotar com segurança

O uso das motocicletas no dia a dia está em alta. Sua agilidade, economia, facilidade para estacionar e por ser um veículo com preço mais atrativo, tudo isso faz com que muitas pessoas busquem esse meio de locomoção para seu cotidiano, como trabalhar ou estudar por exemplo.

A roupa adequada para o uso desse veículo é de grande importância para a segurança dos motociclistas, pois o uso de uma roupa que ofereça boa proteção das partes quentes da motocicleta durante o descolamento e também em caso de queda é essencial para a segurança. O ideal é que a roupa proteja braços e pernas completamente, com liberdade para fazer os movimentos naturalmente, evitando-se roupas largas para que não se agitem com a entrada do vento.

A vestimenta em couro oferece uma proteção melhor, mas ainda há o jeans como opção para uma proteção boa, com um custo menor, afinal, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Usar calça e jaqueta é o ideal mesmo nos dias quentes. Em dias frios, elas mantêm o corpo aquecido e isso é fundamental. A jaqueta de inverno que se ajusta bem aos punhos, pescoço e cintura vai ajudar muito, sem contar que ainda temos a chuva, e nesse caso entram o agasalho ou a capa de chuva que têm de resistir ao vento, sem inflar ou rasgar, mantendo o piloto com o corpo seco.

Luvas e botas também são itens de segurança. As luvas protegem do frio, chuva e impactos; já as de couro proporcionam uma aderência melhor às manoplas. As botas protegem os pés que estão expostos, dando um melhor apoio. O ideal é que o cano da bota seja alto, protegendo o tornozelo, e as solas de borrachas proporcionam uma aderência maior, possuem um salto pequeno que ajuda no encaixe das pedaleiras. Evite calçados de sola plana.

Capacete, equipamento de segurança obrigatório para piloto e passageiro, geram sempre aquela dúvida: aberto ou fechado? Para muitos, uma escolha difícil, mas é necessário lembrar que, independente de ambos terem de ser aprovados pelo INMETRO, ter todos os itens de segurança, como viseira ou óculos de proteção, o tamanho do capacete é importantíssimo para segurança, já que deve estar firme, ajustado à cabeça e sempre afivelado de modo correto.

O piloto sempre está no controle da sua própria segurança.

Professor Deoberto Junior

Add Comment

Abrir Whatsapp.
Nosso Whatsapp!
Olá! 👋
Como podemos te ajudar?