Acidentes de trânsito

Um acidente sempre traz consequências indesejáveis e ninguém deseja que ele aconteça, mas, quando presenciamos ou nos envolvemos em um acidente de trânsito, é muito comum ouvirmos relatos de condutor que a causa foi a chuva, o buraco, a falta de acostamento, a sinalização inadequada e vários outros fatores, nunca sendo a causa aquela pecinha atrás do volante.

Os acidentes geralmente são causados por combinações de diversos fatores. Nós, condutores, temos que ser capazes de identificar esses fatores e agir diante deles de forma positiva para que os acidentes não aconteçam. Utilizar sempre as técnicas de direção defensiva é uma dessas ações.

Ter em mente que um condutor defensivo fica satisfeito em evitar o acidente, independente de quem tenha razão ou de quem seja a culpa. Em um acidente, sempre vai aparecer uma dessas três falhas humanas:

– Negligência;

– Imprudência;

– Imperícia.

NEGLIGÊNCIA – Pode ser definida como a falta de cuidado, de interesse, desleixo, indiferença, displicência, descaso e descuido. Uma pessoa negligente deixa de tomar as cautelas que deveria antes de agir, não dá a devida importância e tem sempre um comportamento inverso.

IMPRUDÊNCIA – É a ação descuidada, ignorância. Trata-se de um agir sem a cautela necessária, já que é aquele que expõe a si próprio e as demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir as consequências. É aquele que dirige perigosamente.

IMPERÍCIA – Pode ser definida como falta de habilidade ou inexperiência. Consiste na incapacidade, na falta de conhecimento, demonstração de inaptidão técnica para dirigir com segurança.

Condições adversas, sempre estarão presentes durante um trajeto, seja ele longo ou curto. Os fatores de risco somados ao comportamento nocivo do motorista geram acidentes gravíssimos. O bom condutor tem que estar pronto para enfrentá-los, fazer tudo que estiver ao seu alcance para eliminar os riscos ou, pelo menos, minimizá-los.

O comportamento inadequado do condutor é o GRANDE RISCO NO TRÂNSITO, pois, quando o Motorista entende sua grande responsabilidade, nesse momento, o trânsito torna-se seguro para todos.

Professor Deoberto Junior

Add Comment

Abrir Whatsapp.
Nosso Whatsapp!
Olá! 👋
Como podemos te ajudar?